O QUE FAZEMOS QUANDO RECEBEMOS ALGUÉM?

É muito comum termos o hábito de arrumarmos a mesa com os pratos, copos e talheres mais bonitos quando estamos esperando uma visita, pois quando vamos receber alguém queremos que essa pessoa seja recebida da melhor forma e seja bem tratada, é como se déssemos um carinho para a pessoa através da beleza e da arrumação da nossa mesa.

O QUE FAZEMOS QUANDO ESTAMOS SOZINHOS?

No entanto, é comum quando estamos sozinhos, não termos a mesma dedicação ou carinho quando vamos comer, inclusive muitos sentam e comem no sofá para não ter o trabalho de colocar a mesa, não é verdade?

Estudos mostram que esse hábito pode ser um grande erro na nossa reeducação alimentar, afinal eles concluem que comemos também com os olhos, já que a nossa percepção da comida vem antes do paladar, portanto servir uma mesa bonita, faz com que a gente sinta mais prazer na hora que estamos comendo.

Olha esse vídeo que fiz sobre o assunto:

E QUAL A RELAÇÃO DISSO COM O EMAGRECIMENTO?

É possível que você vincule a comida da dieta ou da reeducação alimentar, como algo não prazeroso, e isso é um problema, pois a longo prazo não vamos conseguir sustentar algo que não nos dá prazer.

Nós também comemos com os olhos, então quando estamos com fome temos que nos saciar de uma forma prazerosa, comer bem e de forma adequada é mais saudável e irá te proporcionar muito mais prazer pela sua mudança de hábitos alimentares.

Pare para pensar quantas vezes deixamos de comer algo gostoso, porque não tinha uma boa aparência, você olha para o prato mais não tem vontade de comer, acha que aquilo não é bom, mas pode ser saboroso.

Portanto, como apresentamos o alimento é fundamental para termos uma boa refeição, a apresentação mais atraente, suscita mais apetite do que outro simplesmente jogado no nosso prato. Vamos deixar claro que a refeição não precisa ser requintada, ela pode ser bem simples, do dia a dia, mas quando ela está bem apresentada, ela terá outro valor e sabor.

ATENÇÃO!

Arrume a sua mesa para você, somos importante e merecemos esse tipo de atenção, com esse artigo já deu para perceber que a experiência que envolver uma refeição muda quando você envia para si mesma esse tipo de atenção.

Toda semana posto dois vídeos sobre emagrecimento no meu canal do Youtube, inscreva-se: https://www.youtube.com/psicologiadanutricao