Muito se fala no Fast Food e de como esse tipo de alimentação é inimiga dos bons hábitos alimentares. Todos que buscam ter uma vida saudável, tem conhecimento de que esse tipo de alimentação além de prejudicar a perda de peso, ajuda no aparecimento de doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e outras.

Na Itália há alguns anos atrás nasceu o movimento chamado SLOW FOOD, que mais do que estarmos falando da qualidade da alimentação, estamos falando do retorno de um hábito que as cada vez as pessoas vem perdendo no dia a dia, que é estar sentado na mesa junto com a família para se ter uma boa e adequada refeição.

A qualidade de alimentos tem uma grande influencia no ganho de peso, mas um comportamento alimentar rápido, sem consciência, tem efeitos devastadores a longo prazo.

Gosto sempre de dizer que comer pode ser um dos comportamentos mais íntimos que podemos ter, afinal de contas estamos colocando algo dentro da gente e se pararmos para pensar a que ponto chegamos de não dar valor a esse momento que nos mantém vivo, e é a partir dele que podemos prevenir doenças.

A ideia do conceito SLOW FOOD não é concorrer com o Fast Food, ele é o inverso, preza o resgate de estar com a família, amigos, sentir o gosto da comida, bater papo, se envolver novamente ao momento da refeição de cada dia, e é claro que você deve estar se perguntando, como fazer isso com uma vida tão corrida?

COMO IMPLEMENTAR SLOW FOOD NA SUA VIDA?

Se você fizer isso uma vez ao mês, depois 2 vezes e assim sucessivamente, esse comportamento vai ser implementado na sua vida até se tornar um hábito sem você nem mesmo perceber. Sem esforço nós não vemos mudança e sair da zona de conforto e priorizar o momento da refeição, é o que temos que fazer.

Saiba um pouco mais nesse vídeo que gravei:

 QUAIS OS BENEFÍCIOS DO SLOW FOOD?

Comendo de forma mais lenta faz com que o organismo metabolize os alimentos de forma mais correta, aproveitando melhor os alimentos e nutrientes, além de favorecer a sensação de saciedade, quando comemos rápido não percebemos o estomago cheio, não percebemos que já estamos alimentados, então acaba comendo muito e sem controle, comer devagar faz com que a comida comece a satisfazer sem necessidade de exagero.

COMO IMPLEMENTAR SLOW FOOD NA SUA VIDA?

  • Quando estiver comendo, a cada garfada, e deixe os talheres descansar na mesa a cada garfada é uma tarefa ótima para se manter bem alimentado;
  • Mastigue com calma, sinta o sabor e prazer pelo que está fazendo;
  • Termine de engolir para a próxima garfada;
  • Não resolva problemas na mesa, crie o hábito de só comer e desfrutar de um bom momento;

Toda semana posto dois vídeos sobre emagrecimento no meu canal do Youtube, inscreva-se: https://www.youtube.com/psicologiadanutricao