Já está preparado para o verão?

Nessa época do ano muito se fala do PROJETO VERÃO que no geral se resume a usar um biquíni e estar feliz e satisfeita com o próprio corpo, correto?

Bom existem algumas regras básicas para essa ideia dar certo.

Veja este vídeo que fiz sobre o assunto:

Primeiramente é fundamental que você estabeleça uma meta, mas essa meta necessita seguir alguns passos para ela ser efetiva e palpável e eu vou te ensinar como isso pode ser feito.

De uma forma bastante simples você precisa ter um

DESEJO -> traçar uma AÇÃO -> para atingir um RESULTADO.

Veja o Vídeo que falo sobre isso:

Bom para que isso aconteça primeiramente para traçar uma meta você não pode focar no passado e nos problemas, neurologicamente existem maneira e critérios para se estabelecer uma meta.

Ela precisa ser:

– Clara

– Específica

– Atingível

– Motivadora

Quando a meta é bem estabelecida, ela produz mudança de comportamento e atitude, fazendo com  que a você passe a direcionar sua vida de forma consciente para o seu objetivo.

Quando a meta é bem estabelecida o seu passado servirá apenas de aprendizado e você nesse momento irá focar no futuro, no seu objetivo naquilo que deseja focado na solução. Então evite pensar nas dificuldades, nesse momento temos que ir atrás e caminhar para a solução.

Portanto defina sua meta e pense, ela é atingível? Ela é clara? Ela é desafiadora?

É importante deixar claro que uma meta não é uma tarefa, a meta é o que você deseja atingir, a tarefa é aquilo que você vai fazer para conseguir atingi-la.

Então o que fazer? E como fazer?

Defina primeiramente qual o seu desejo, por exemplo:

  • Quero perder 10 quilos em 3 meses

 

Essa meta está clara?

Nesse caso sim, afinal de contas temos um número, ou seja, não está só escrito “quero emagrecer.

Essa meta é específica?

Nesse caso está específica temos uma data, um prazo, um limite de 3 meses.

Essa meta é atingível?

 Quando falamos de uma perda de peso saudável temos que ter uma média de no máximo 1 quilo por semana, então nesse caso ela é atingível de forma saudável.

ATENÇÃO  1– cada um tem um corpo e uma evolução específica estamos apenas falando de uma média.

ATENÇÃO 2 – a meta necessita ser saudável, nada de querer perder 5 quilos em uma semana, já falamos em outros posts que o emagrecimento precisa ser gradativo e aos poucos para mantermos o alicerce da nossa vida que é a saúde.

 Essa meta me motiva?

 Sim,  apesar da meta ser saudável ela necessita de foco e de tarefas determinadas para conseguir atingir. Lembre-se : toda meta para mantermos o foco necessita ser motivadora e desafiadora

 

Veja este vídeo que fiz sobre o assunto:

LEMBRE- SE

O primeiro passo para conseguir atingir um objetivo, é estabelecer metas para si próprio, elas são importantes porque ajudam a direcionar seu tempo e energia para seu objetivo principal. Para elaborar e pôr em prática suas metas alguns pontos são importantes:

Planeje: Crie um planejamento semanal, onde estejam suas refeições e horários de exercícios, assim é mais fácil manter-se focado. Organize-se!

Faça por você: Não tente perder peso para agradar ou impressionar os outros. Aprenda a ser o centro de sua própria vida.
Faça por prazer: Reconheça cada pequena vitória. Elas são os tijolos para a construção de seu sucesso a longo prazo.
Seja realista SEMPRE: Para alcançar o sucesso a longo prazo, você tem que encontrar metas com as quais possa viver e incorporar em sua agenda diária. Ou seja, estabeleça pequenas metas, com o objetivo de conquistar seu objetivo principal.

Algumas delas podem ser:

– Emagrecer 1 kg por semana

– Ir à academia pelo menos 3 vezes na semana

– Caber numa roupa que você gosta muito e a muito tempo não se sente bem em vestir.

Todas elas culminarão em uma vida mais saudável e consequentemente no seu emagrecimento.

Perder peso é muito mais que alimentação exercícios, é uma mudança no estilo de vida. E a balança não é a única forma de constatar suas conquistas, provavelmente se pesar não é agradável e isso só vai aumentar sua ansiedade.

Lembre-se sempre que o verão é apenas uma estação do ano, é mais uma motivação para conquistar o tão sonhado corpo, e mais que isso conquistar um estilo de vida saudável, para que se sinta bela, saudável e disposta durante todo o ano.

Toda semana posto dois vídeos sobre emagrecimento no meu canal do Youtube, inscreva-se: https://www.youtube.com/psicologiadanutricao