Na semana passada falamos sobre compulsão alimentar, o tema dessa semana será sobre PETISCAR, esse comportamento nada tem haver com a compulsão alimentar, estamos falando de um vício comportamental, que se torna um hábito e esse comportamento geralmente está ligado a momentos específicos.

No dia a dia da nossa sociedade contemporânea criamos rotinas cada vez mais sedentárias, os tablets, smartphones, computadores, TV e vários outros aparelhos nos fazem mesmo sem perceber, estarmos cada vez mais parados, a internet que nos traz diversas facilidades, tem um contra- ponto que tem que ser levado em conta que é o ócio.

Bom as pessoas que tem o costume de petiscar na frente da TV ou de qualquer outro aparelho, muitas vezes passam o dia comendo sem nem mesmo perceber, isso ocorre principalmente porque não estamos concentrados naquilo que estamos fazendo.

O vício por petiscar ou beliscar ocorre principalmente quando estamos ansiosos, desta forma o nosso cérebro encontra uma forma de canalizar essa energia estagnada, seja apertar a caneta várias vezes, balançar o pé enquanto estiver sentado, ou ficar beliscando comida, então ficamos com um comportamento rápido a todo momento na tentativa inconsciente de liberar a tensão gerada por algum outro motivo.

Assista esse vídeo que fiz sobre o assunto:

Existem pessoas que não conseguem ficar 40 minutos sem mastigar, estar comendo a todo momento nada mais é do que uma tentativa de aliviar algum desconforto, na nossa vida esse hábito gera um resultado bem negativo, primeiro porque não conseguimos gastar todo esse consumo, já que grande parte do dia estamos parados e também não sabemos o que é estar com fome e saciado.

A perda do referencial de fome e saciedade é bem prejudicial para quem está na busca de emagrecer, por isso, comer com atenção plena é o antídoto para exterminar o vício de quem possui esse hábito, além do que quando beliscamos o tempo inteiro acabamos nos privando de fazer uma refeição completa e adequada, temos a sensação de ter comido pouco, mas não temos idéia da real quantidade ingerida.

Saber o que nos incomoda e anotar o quanto consumimos no nosso dia durante 2 dias é a chave para parar com esse vício comportamental. Assista esse vídeo que falo exatamente sobre isso:

 

Toda semana posto dois vídeos sobre emagrecimento no meu canal do Youtube, inscreva-se: https://www.youtube.com/psicologiadanutricao