Você já parou para pensar que quando pensamos ou verbalizarmos coisas negativas por alguns segundos, já é o suficiente para nos sentirmos ansiosos e deprimidos?

Quando temos esse tipo pensamento de forma recorrente, incorporamos nele a nossa forma de pensar, nossas atitudes diante o mundo externo, a forma como vemos o mundo e nós mesmos.

As palavras que verbalizamos e os pensamentos que temos potencializam ou incapacitam a nossa mente. E o nosso processo de emagrecimento depende disso.

Se você verbalizar a sua negatividade, dizendo que nunca vai conseguir emagrecer, que não é capaz, irá existir uma reação correspondente no seu corpo, e a partir daí, serão lançados na sua corrente sanguínea produtos químicos de stress.

As palavras têm uma forte relação com os nossos pensamentos, com as nossas crenças e com a forma como vemos a nós mesmos. São armas poderosas ao nosso serviço, se nós soubermos usar corretamente.

Qualquer forma de pensamento negativo e excessivo, por exemplo, preocupar-se excessivamente com o seu emagrecimento, perca de peso, contagem de calorias e etc., vai estimular a liberação de substâncias neuroquímicas destrutivas, que causam mal-estar e incomodo. Desta forma, sem sombra de dúvida que o seu equilíbrio emocional será afetado negativamente.

O pensamento negativo também é auto sabotador. Palavras negativas, ditas com raiva, fazem ainda mais danos. Elas enviam mensagens de alarme através do cérebro, interferindo com os centros de tomada de decisão do cérebro (lobo frontal), e isso aumenta a propensão para que uma pessoa aja irracionalmente. Ou seja, vemos que o direcionamento das nossas mentalizações pode ser um grande aliado ou não no nosso processo de emagrecimento.

O QUE FAZER PARA PENSAR POSITIVO

Para tomarmos uma iniciativa positiva, que possa transformar nossas vidas de uma maneira que tenhamos êxito, podemos começar com três passos:

seja autoconsciente

A autoconsciência é um passo essencial. Temos que ter a percepção das consequências que os pensamentos têm em nossas vidas, é essencial desenvolver a consciência de nós mesmos e das coisas ao nosso redor, para que possamos compreendê-las e, em seguida, aprender a mudar e a melhorar de acordo com aquilo que pretendemos. Temos que aproveitar o tempo para vigiar e avaliar nossos pensamentos e sentimentos,  para ganharmos consciência dos nossos pensamentos internos ao longo do dia.

O processo de emagrecimento não diz respeito só a regular o que se come, temos que mentalizar e ter controle sobre os nossos pensamentos e sentimentos, para que se trate de uma evolução global em nossas vidas.

tudo depende de você!

Uma das formas mais comuns de pensamento negativo é culparmos o outro ou nós mesmos. É natural do ser humano esse comportamento. É fácil culpar o outro para nos desvincular da responsabilidade dos nossos atos, atitudes ou situações. Ou até mesmo nos vitimizar. Este é um caminho fácil e um hábito difícil de quebrar. Ao colocar a culpa no outro por algo que é ruim ou que não correu bem, direcionamos a atenção para fora de nós mesmos.

Ao sermos mais autoconscientes, se abre a possibilidade de aprender a assumir a responsabilidade por nossos sentimentos, ações e pensamentos. Ao assumir essa responsabilidade, conseguimos controlar e mudar algo que desejamos.

3º faça um compromisso consigo mesmo

Temos que nos comprometer com a mudança de atitude.

Estabeleça metas para implementar novo olhar sobre o mundo e nós mesmos, novas perspectivas sobre as coisas, e novas formas de realizar as coisas.

Ao adotar uma atitude positiva na vida, damos uma indicação direta ao nosso cérebro para acionar a criatividade, para que encontremos novas formas de conseguir aquilo que almejamos. Esta nova forma de ver o mundo, promove ainda a libertação de químicos no nosso corpo que nos fazem sentir mais enérgicos. Esta energia surge da esperança transmitida a nós mesmos, do crer que vamos conseguir minimizar os problemas e/ou resolvê-los. No fundo, todo o nosso organismo é colocado num estado de recurso ótimo, funcionando plenamente para a obtenção do nosso objetivo almejado.

Portanto se imaginar magro provoca uma sensação de bem-estar e é importante começar e terminar o dia com uma sensação positiva a respeito de si mesmo.

Imagine quando estiver praticando atividade física que a gordura está indo, que o seu corpo está enrijecendo, isso vai te manter ainda mais motivada.

Veja o vídeo que fiz sobre o assunto:

Toda semana posto dois vídeos sobre emagrecimento no meu canal do Youtube, inscreva-se: https://www.youtube.com/psicologiadanutricao