Estabelecer meta é fundamental no seu processo de emagrecimento, é a partir dela que temos um objetivo e implementamos os passos que vamos dar todos os dias para conseguir atingir o tão esperado emagrecimento. Elas são excelentes para quem quer executar alguma mudança na vida, no entanto, se as metas não forem bem trabalhadas, elas mais paralisam que impulsionam as pessoas, por isso elas necessitam ser bem definidas e delineadas.

Muitas vezes, na tentativa de emagrecer estabelecemos metas irreais para nós mesmos por termos expectativas muito grandes em relação a todo processo que é o emagrecimento.

Se basearmos o processo de emagrecimento em dietas muito rígidas e que prometem resultado em curto prazo, exercícios que exigem muito esforço e dão pouco prazer, estamos a ponto de nos frustrar no meio do caminho sem alcançar o real objetivo.

Quem está tentando emagrecer, frequentemente formula metas cheias de palavras imperativas que contêm muitas exigências, como “sempre”, “nunca”, “todos” e “tenho de”. Assim, cada vez que faz a promessa de nunca mais tocar em um doce, jurar que vai perder um peso absurdo em um período curto de tempo ou prometer que sempre vai controlar sua alimentação, pode contribuir para que falhe no processo de emagrecimento por estar se forçando a viver de forma restritiva e imediatista. E em um momento de deslize ao violar suas próprias normas rígidas, pode sentir-se frustrada descontando todo esse sentimento na comida.

Esse tipo de meta pode levar ao desespero porque coloca-se o sucesso como um ponto final que só acontece quando é alcançado aquele determinado peso, em vez de ser um processo contínuo, um projeto saudável para a vida.

A melhor maneira de evitar frustração é aprender como estabelecer metas que você possa alcançar.

Veja o vídeo onde falo sobre metas:

COMO FAZER?

As metas são importantes porque ajudam a direcionar seu tempo e energia para as áreas que importam.

Para criar suas metas é importante seguir as seguintes etapas:

Planeje: Crie um planejamento semanal, onde estejam suas refeições e horários de exercícios, assim é mais fácil manter-se focado. Organize-se e de preferência escreva a sua meta definida!

Faça por você: Não tente perder peso para agradar ou impressionar os outros. Aprenda a ser o centro de sua própria vida.

Faça por prazer: Reconheça cada pequena vitória. Elas são os tijolos para a construção de seu sucesso a longo prazo.

Seja realista: Para alcançar o sucesso a longo prazo, você tem que encontrar metas com as quais possa viver e incorporar em sua agenda diária.

Estabeleça metas semanais (faça micro metas) : Se você quer perder 30 quilos, estabeleça perder um quilo por semana, e na semana seguinte outro quilo, desta forma você se mantém motivado e engajado, já que conquistará a cada semana um passo para sua meta final.

Evite pensamentos duais, de tudo ou nada: Quando estabelecemos uma meta, temos que saber que no processo podemos falhar e dar uma derrapada, em vez de colocar todo o processo a perder, volte ao seu foco na refeição ou no dia seguinte, não espere a próxima segunda.

Valorize cada passo dado e cada meta conquistada: Você pode não ter perdido 7 quilos, mas perdeu 3, comemore, vibre a sua conquista, e siga dando um passo de cada vez.

DICA:

Quando pensar em emagrecer…

….NÃO deseje ter o corpo do outro, procure a sua melhor versão;

NÃO queira emagrecer pelo outro, pense bem e veja se você quer mesmo emagrecer e defina o porque quer emagrecer, se possível anote o motivo de emagrecer e volte para esse papel sempre que estiver desmotivado;

Se olhe no espelho todos os dias, crie um referencial do seu corpo, temos que ser fontes da nossa própria motivação e só vamos conseguir isso se nos observarmos;

Escolha uma peça de roupa que você gostaria de caber e prove 1x por semana, em vez de focar na balança foque em uma peça de roupa;

Vaja o vídeo que fiz sobre o assunto:

Faça gráfico, planilha, anote no calendário, ou escolha um APP (Way Of Life é uma opção 😉 que você consiga anotar diariamente o que fez para atingir a sua meta.

As metas são os passos definidos para você conquistar o seu objetivo, defina, estabeleça, planeje e comece sua mudança agora mesmo.

Toda semana posto dois vídeos sobre emagrecimento no meu canal do Youtube, inscreva-se: https://www.youtube.com/psicologiadanutricao