A atenção plena (Mindfulness) é uma capacidade que nasce com  qualquer pessoa, mas que com o tempo, e nossas preocupações vamos deixando de exercer. Por exemplo, observe uma criança tomando um sorvete – ela consegue estar totalmente envolvida na experiência de saborear e sentir a textura e a temperatura gelada do sorvete. Mas e nós quando vamos comer será que estamos de fato envolvidos no que estamos fazendo?

O comer com atenção plena, é uma experiência que engaja todas as partes do nosso ser – corpo, mente e coração – na escolha e preparo da comida, bem como no ato de comê-la em si. Quem come com atenção plena não julga e está atento ao sabor, textura e o processo de comer. Checa em seu corpo sentimentos e pensamentos que lhes dizem se está ou não com fome e satisfeito, tanto física como emocionalmente. E essa é a chave de todo o processo de emagrecimento.

Se ignoramos algo que estamos comendo, vendo ou tocando, é como se esse algo não existisse, é por isso que se comemos distraídos, assistindo televisão, ou usando o celular, por exemplo, não estamos de fato apreciando o que estamos comendo, e assim, continuaremos com fome e insatisfeitos, e momentos depois buscaremos o que comer novamente. Dessa forma, comemos mais do que precisamos. Estudos mostram que a distração aumenta o consumo na própria refeição e também em refeições posteriores.

A cultura e a sociedade impõem um ritmo de alimentação muito acelerado, em que as distrações são muitas, o tempo para comer é cada vez mais curto, os horários das refeições não são respeitados. Nessas situações, é preciso ter paciência para que aos poucos, os elementos externos deixem de ser mais importantes que os elementos internos (como fome e saciedade).

A atenção plena, portanto, pode ser considerada um princípio de vida, no sentido de que é possível praticá-la em quase tudo o que se faz, como andar, conversar e principalmente se relacionar, prestar atenção no outro, olhando nos olhos, e mostrando real interesse na interação com ele, além de claro, comer.

Olha só esse vídeo que falo um pouquinho mais sobre o assunto:

 

COMO EXECUTAR A ATENÇÃO PLENA NA SUA VIDA?

  • Evite comer com a televisão ligada
  • Não resolva problemas na hora da refeição
  • Coma sempre sentado à mesa
  • Tenha a hora de comer como um momento de relaxamento
  • Comece a se questionar se está com fome, evite comer de forma automática
  • Coma devagar , mastigue
  • Antes de repetir, se questione se está satisfeito

Veja mais 5 dicas que gravei sobre o assunto:

Referência: Livro – Nutrição Comportamental/Alvarenga, Figueiredo, Timerman, Antonaccio

Toda semana posto dois vídeos sobre emagrecimento no meu canal do Youtube, inscreva-se: https://www.youtube.com/psicologiadanutricao